JULIANO LOPES

JULIANO LOPES

Juliano Lopes


Juliano Lopes was born in 1977 in Santa Maria / RS - Brazil, got his bachelor’s degree in Visual Arts at the local Federal University and now lives and works in Ivoti.

To Juliano, his art toes the fine line between contemporary graphics and classic artwork in classic media, i.e. painting and drawing. It explores human form and condition – specifically torsos, legs, feet, hands and other fragile limbs that make up the body, as well as one’s identity.

The humanism in Juliano’s work is highly moving through its Renaissance-like honesty and love for mankind and the nature.


Juliano Lopes nasceu em 1977, em Santa Maria / RS. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria, atualmente vive e produz seu trabalho em Ivoti, cidade localizada entre a região metropolitana de Porto Alegre e a serra gaúcha.

Ao longo da sua vida na arte, procurou se aprofundar na relação do ser humano consigo mesmo, tanto no contexto social, quanto íntimo/pessoal.

A capacidade de nos autoconhecermos, entre sutilezas e expressões, emocionais e físicas, universalmente falando, e a partir daí nos desconstruirmos e reconstruirmos diariamente, sempre foi um tema de seu interesse. Com isso, desde o início, desenvolveu através da pintura e do desenho, séries de obras que passassem algo neste contexto. Além disso, integrou várias exposições coletivas e salões de arte, recebendo algumas premiações ao longo do tempo.

Sua primeira série foi a Expressão Emocional/Corporal, em 1999. A segunda foi a série Efêmero, em 2003, que tratava da efemeridade do ser, em constante renovação.

Depois veio a série Alados, 2008, onde as figuras fazem um passeio, alternando densidade, força e precisão anatômica com luzes e suavidade, nos mostrando que a firmeza de atitudes assumidas é absolutamente compatível com a leveza de seres iluminados.

Em 2011, desenvolveu a série entre|momentos, que propõe a captura da passagem entre uma ação e outra. É o breve momento … o intervalo entre um momento e o próximo movimento. É o congelamento de uma ação cotidiana simples que nos impulsiona a sermos nós mesmos no dia a dia.

Em 2012 foi chamado para criar dois painéis com 8 x 2,2 metros, que ilustram, em acrílico sobre tela, a história, as vitórias, os títulos, os jogadores e os heróis do time de futebol Grêmio Foot-ball Porto Alegrense. Os painéis estão instalados na nova Arena do Grêmio, um em cada lado do túnel de acesso ao campo, onde os jogadores passam.

Em 2013 trabalhou na série Pés & Livros, com desenhos e pinturas sobre tela e livros antigos. As obras nos mostram que “os pés” e “os livros” podem nos levar a todos os lugares, tanto fisicamente como em nosso imaginário.

Em 2017 começou a produção da série Metamorfose, que foi lançada oficialmente com exposição individual em 2018. Esta série, livre e levemente inspirada na Metamorfose de Kafka, consiste na transmutação do ser, na transcendência da nossa aparência física e moral, reforçando a beleza e a força dos pequenos detalhes, muitas vezes imperceptíveis, que constroem o caráter e a personalidade de cada indivíduo.

Em 2019 criou a série Biofilia, onde a Natureza, representada aqui por belas árvores, somos nós. Para sermos plenos, devemos nos religar às outras espécies, coexistindo em harmonia. Pela Biofilia, nos voltamos a nossa própria imagem diante da Natureza, e com nossas mãos, a oferecemos de volta como um gesto de amor e gratidão pela vida, sua conservação e a existência de algo muito maior do que nós mesmos.
As obras são pintadas em óleo e charcoal sobre tela.

No início de 2020 teve início a série BioDiversidade, que procura a representação do surgimento da vida, da Natureza, das múltiplas formas de seres que ela nos oferece e convivem na harmonia de um universo utópico, gerados pela sabedoria e poesia frutificante de velhos e obsoletos livros antigos.

Acredito que minha arte transita sobre a linha tênue entre gráficos contemporâneos e obras de artes clássicas, através das linguagens tradicionais da pintura e do desenho. Procuro explorar a forma e a condição humana perante si mesmo e a relação com a natureza, bem como sua identidade, em momentos efêmeros do cotidiano.

Salões de Arte / Premiações
1998 - VIII Salão Latino Americano de Artes Plásticas - 1º lugar Categoria Desenho - Museu de Arte - Santa Maria / RS
1998 - XVII Salão Universitário de Artes Plásticas - Museu de Arte - Santa Maria / RS
1999 - IX Salão Latino Americano de Artes Plásticas - Menção Honrosa - Categoria Desenho - Museu de Arte - Santa Maria / RS
1999 - XVIII Salão Universitário de Artes Plásticas Prêmio Aquisição Museu de Arte - Santa Maria / RS
2002 - XV Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre - “Prêmio Incentivo à Criatividade” - Porto Alegre / RS
2004 - 1ª Bienal das Artes Visuais de Montenegro - Montenegro / RS
2004 - XVI Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre / RS
2005 - 10º Salão de Artes Itajaí - Itajaí / SC
2006 - XVII Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal de Porto Alegre - Prêmio Incentivo a Criatividade - Porto Alegre / RS
2008 - 59º Salão de Abril - Fortaleza / CE
2010 - Salão de Arte Sacra - Santa Maria / RS

Exposições Individuais
2000 - Exposição "Expressão Emocional-Corporal" - Secretaria Municipal da Cultura - Santa Maria / RS
2004 - Exposição "Efêmero" - Câmara Municipal de Porto Alegre - Porto Alegre / RS
2008 - Exposição "ALADOS" - Galeria Municipal de Arte Gerd Bornhein - Casa da
Cultura de Caxias do Sul – Caxias do Sul / RS
2008 - Exposição "ALADOS" - Centro Cultural CEEE Érico Verissimo - Porto Alegre / RS
2009 - Exposição "ALADOS" - Art at art - Florense Goethe - Porto Alegre / RS
2011 - Exposição ENTRE|MOMENTOS - Art at art - Florense Goethe - Porto Alegre / RS
2013 - Exposição "PÉS & LIVROS" - Galeria Escritório de Arte - Porto Alegre / RS
2013 - Exposição "PÉS & LIVROS" - Galeria Arte Aplicada - São Paulo / SP
2018 - Exposição "METAMORFOSE" - Galeria Escritório de Arte - Porto Alegre / RS

Exposições Coletivas
1997 - "A Percepção através das Lentes" - Centro de Artes UFSM - Santa Maria / RS
1998 - "A Desconstrução Estética" - Centro de Artes UFSM – Santa Maria / RS
2001 - "Arte Combinada" - Pelotas / RS
2003 - Corpo - Projeto Casa da Cultura de Santa Maria - Santa Maria / RS
2004 - Exposição Anual de Artes Plásticas - Sala Iberê Camargo - Santa Maria / RS
2005 - Exposição inauguração Galeria Art in Company - Porto Alegre / RS
2006 - Exposição inauguração Galeria Casa Arte - Porto Alegre / RS
2007 - BIENAL B - Essa POA é Boa - artista convidado - Porto Alegre / RS
2007 - Exposição 20x20 Bolsa de Arte Porto Alegre – Porto Alegre / RS
2009 - Casa Cor RS
2009 - Salon Light – Flores e Livros [Galeria Vermelho/Tijuana] - São Paulo / SP
2010 - Exposição Santíssimos - Art at art - Florense Goethe – Porto Alegre / RS
2010 - Casa Cor RS
2010 - 2ª Mostra de Arte Impressa [Tijuana/Galeria Vermelho] - São Paulo /SP
2011 - Mostra Artefacto SP - São Paulo / SP
2011 - 3ª Mostra de Arte Impressa TIJUANA [Tijuana/Galeria Vermelho] - São Paulo / SP
2014 - Mostra Artefacto SP - São Paulo / SP
2019 - “Colecionismo” - Galeria Moblanc - Santa Maria / RS